Seis meses em “tempo de luta e resistência”: conquistas e desafios
Nova gestão do CFESS faz um balanço sobre as atividades realizadas em 2011
Capa da carta-programa da chapa única "Tempo de Luta e Resistência", que foi eleita para a direção do CFESS (divulgação)O ano de 2011 foi repleto de desafios e de mudanças para o Conjunto CFESS-CRESS. As gestões eleitas para o triênio 2011-2014 tomaram posse e caminharam na perspectiva da consolidação de conquistas, como as 30 horas, e deram início a novas lutas e projetos de atuação. No Conselho Federal, a gestão
Tempo de Luta e Resistência completa seis meses de atividades nesta segunda-feira, 14 de novembro, registrando inúmeras ações em defesa do Projeto Ético-Político profissional e dos direitos da classe trabalhadora.
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a importância da atuação do Conselho Federal está intrinsicamente relacionada aos/às profissionais que, em mais de 30 anos, colocaram em prática iniciativas relevantes no Serviço Social brasileiro. "Nossa luta traz as marcas e particularidades de muitas gerações de companheiros/as que construíram estratégias de luta e resistência à barbárie imposta pela lógica capitalista. É nessa perspectiva que seguimos firmes em defesa da qualidade da formação e do trabalho dos/as assistentes sociais", salienta a conselheira.
Inúmeras são as realizações já materializadas pela atual gestão. Dentre elas, há os seminários nacionais "Gestão Administrativo-financeira", "Capacitação das COFI´S do Conjunto", "Em defesa da Educação com qualidade: a graduação à distância em debate". Foram eventos com mais 100 representantes de todos os CRESS e Seccionais do Brasil. Além desses, vale registrar também a participação do CFESS em todos os Encontros Descentralizados, nos meses de julho e agosto; a realização do 40º Encontro Nacional CFESS-CRESS, com mais de 250 participantes, entre delegados/as e profissionais de base; a realização da 10ª edição do curso Ética para Agentes Multiplicadores, do Projeto Ética em Movimento, em outubro, que completou 11 anos de uma das experiências mais exitosas do Conjunto CFESS-CRESS; o Seminário Nacional sobre a Questão Urbana, realizado recentemente em São Paulo (SP).
Outro ponto que merece destaque é a promoção da campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social", que se encontra censurada pela Justiça. Nesse âmbito, vale registrar a adesão do CFESS à Campanha pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na educação brasileira, a participação do CFESS no 56º Conad do ANDES-SN, no Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS), no Seminário do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), na reunião com a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), na audiência pública no Senado sobre a questão do EaD e as diversas entrevistas concedidas a veículos de comunicação, a exemplo da matéria publicada na revista Caros Amigos e noticiada no site do CFESS.
(Clique e veja)
Os/as conselheiros/as da gestão do CFESS "Tempo de Luta e Resistência", eleitos/as para o triênio 2011-2014 (foto: Rafael Werkema)30 horasA implementação da jornada semanal de 30 horas sem redução salarial para assistentes sociais foi pauta de reuniões, audiências e debates. No site do CFESS, foram noticiados diversos encontros com integrantes das diretorias do Sindsprev, da Fenasps, com secretários do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e com gestores do INSS. Além disso, o Conselho Federal lançou o abaixo-assinado que, até o momento, obteve 24 mil assinaturas em defesa da lei 12.317/2010, contra a ADIN da Confederação Nacional de Saúde (CNS), e também organizou, em parceria com os CRESS e Seccionais, o dia nacional de luta pelas 30 horas, que contou com mobilizações da categoria em todo o país.
Projetos de LeiA presidente do CFESS ressalta ainda a luta e as articulações da entidade para a aprovação de Projetos de Lei (PLs) de interesse da categoria. "Quanto ao PL Anuidades, participamos de reunião com o relator, deputado Eudes Xavier (CE), da audiência pública em setembro e ainda elaboramos um CFESS Manifesta para explicar a necessidade do PL à categoria", aponta. Ela acrescenta que também está em andamento a articulação para aprovação do PL Piso Salarial, sobre o qual a gestão já se reuniu com o deputado relator, Mauro Nazif (RO) e para aprovação do PL Serviço Social na Educação.
MobilizaçõesE como a luta é feita nas ruas, vale lembrar ainda das diversas mobilizações e articulações políticas que o CFESS organizou e aquelas em que esteve presente, como a marcha da Jornada Nacional de Lutas, a Marcha das Margaridas, a II Marcha Nacional contra a Homofobia, a participação na Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, a adesão à Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do aborto, o Fórum de trabalhadores do SUAS, a participação em seminários do movimento da população de rua e do movimento dos sem-teto e a participação no IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
E nas diversas mobilizações, o CFESS fortaleceu a aliança com as entidades da categoria, como a ABEPSS, reforçando o projeto ABEPSS Itinerante, e com a ENESSO, apoiando o Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS). Além disso, ampliou laços com os movimentos sociais e outras categorias, marcando presença nos diversos conselhos, frentes e fóruns, como o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) (e suas Comissões), dentre outros.
Mundo aforaCabe dizer também que o trabalho da Gestão Tempo de Luta e Resistência não se restringiu às questões nacionais. Além da participação no 2º Encontro de Associações de Trabalhadores Sociais da América Latina e Caribe em Mendoza (Argentina), o CFESS trabalha na construção de uma nova proposta sobre a definição mundial de Serviço Social da FITS, que será debatida no workshop preparatório para a Conferência Mundial de Serviço Social, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2012. Além disso, o CFESS tem participado do Fórum Permanente MERCOSUL para o trabalho em Saúde.
(Clique para conferir)
ComunicaçãoA atual gestão do Conselho Federal já produziu até agora 10 edições do informativo CFESS Manifesta, que torna público os posicionamentos da entidade diante dos diversos temas e frentes pelos quais atua. Além disso, o site do CFESS informou a categoria e a sociedade sobre as ações, articulações, mobilizações do órgão durante os seis meses de gestão. Foram 108 matérias publicadas, em uma média de 18 por mês. Tudo isso é constantemente enviado, via mailing eletrônico, a quase 24 mil pessoas cadastradas no site do Conselho.
A agenda do/a assistente social 2012, que está baseada no eixo da Campanha da gestão (2011-2014) - "Combater a violência no enfrentamento da desigualdade social: toda violação de direitos é uma forma de violência" -, estará disponível para compra nos CRESS e Seccionais na primeira quinzena de dezembro, constituindo mais um instrumento de aproximação entre o CFESS e a categoria.
Dentre as novas publicações, merece destaque o Código de Ética Comentado, apresentado no 40º Encontro Nacional do Conjunto, e que também está em fase de finalização e encaminhamento para publicação.
Sâmya Ramos enfatiza ainda que 2011 está longe de acabar. "O trabalho no CFESS é contínuo. Neste ano, ainda participaremos de cinco Conferências Nacionais, com conselheiros/as participando como delegados/as, convidados/as ou observadores além do Seminário Contábil, que será realizado em Brasília (DF), em dezembro, para os CRESS e Seccionais", conclui.
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]