Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 23 de Junho de 2010.

Carta dos Atingidos pela Vale recebe apoio do CFESS
Conselho assina documento de luta por direitos sociais


Desde abril, circula na internet a Carta Internacional dos Atingidos pela empresa Vale, elaborada por mais de 160 representantes de 80 organizações, movimentos sociais e sindicais de vários países como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Equador, França, Itália, Moçambique, Nova Caledônia, Peru e Taiwan.

O documento, divulgado no I Encontro Internacional de Populações, Comunidades, Trabalhadores e Trabalhadoras atingidos pela política agressiva e predatória da companhia Vale, realizado no Rio de Janeiro, faz duras críticas à postura da mineradora. "Sendo uma empresa transnacional, a Vale trabalha única e exclusivamente para seus acionistas e para o grande capital. Denunciamos as violações dos direitos humanos, exploração de trabalhadores/as, precarização das condições de trabalho, destruição da natureza e o desrespeito às comunidades tradicionais, periferias urbanas e sindicalistas" denuncia a carta, assinada por entidades de várias partes do mundo.

Além de denunciar, a proposta do documento é fortalecer a luta internacional de enfrentamento à Vale, dando continuidade à resistência e à construção de alternativas ao modelo explorador e depredador da Companhia. "A vida das comunidades, dos trabalhadores e trabalhadoras e de todo o planeta deve estar acima do lucro desenfreado das grandes empresas transnacionais. Atrás de uma falsa imagem verde e amarela, a Vale destrói e mata ecossistemas e comunidades inteiras. Estamos aqui porque acreditamos na vida e no bem viver. Estamos aqui porque resistimos. Estamos aqui porque os bens da natureza devem estar nas mãos dos povos. Estamos aqui porque acreditamos na humanidade e na sua capacidade de luta" destaca o texto da carta.

O CFESS, que é um dos signatários da carta, defende a garantia e a proteção aos direitos humanos, especialmente em tempos de avançado desenvolvimento tecnológico e crescente preocupação com a questão da sustentabilidade. "Vivemos em uma época de mundialização do capital, sustentada pela fragmentação do mundo do trabalho, gerando aumento da desigualdade e desrespeito aos direitos sociais. É nessa luta que nos solidarizamos com os atingidos pela Vale", destaca a Conselheira do CFESS Tânia Maria Ramos de Godói Diniz.

Clique aqui para ler a Carta

Conheça o blog dos Atingidos Pela Vale

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]