Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 25 de Março de 2010.

CFESS participa da posse do Conselho Estadual do Idoso de Roraima
Criado legalmente há 13 anos, Conselho teve sua posse efetivada no dia 17/03. Conselheira e representante do CFESS no Conselho Nacional do Idoso, Neile d’Oran, relatou como foi a solenidade

Posse dos/as integrantes do Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso, em Roraima
(Foto: Antônio Diniz/Secom)


No último dia 17 de março, a população idosa de Roraima obteve uma grande conquista em relação aos seus direitos. Após treze anos desde sua criação legal, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Idoso teve a sua posse efetivada. O CFESS esteve presente por meio de sua conselheira e representante no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Neile d’Oran Pinheiro. Participaram da solenidade também o Coordenador Nacional da Política do Idoso da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Roberto Loyola, autoridades locais e cerca de cem idosos/as.  

O colegiado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima foi constituído de forma paritária por representantes governamentais e não governamentais, no total de 32 integrantes, sendo dezesseis titulares e dezesseis suplentes, com mandato de dois anos, tendo como entidades da sociedade civil, entre outras representações, o CRESS 15ª Região (Seccional de Roraima) e o Conselho Regional de Psicologia.

Para Neile d’Oran, o momento é de reforçar o papel do Conselho como instrumento de controle democrático dos atos e decisões do Estado, bem como, das entidades privadas, no que se refere aos direitos da pessoa idosa. Ela destacou algumas atribuições e desafios que o Conselho Estadual do Idoso de Roraima tem pela frente, como o papel de formulador de diretrizes, em cumprimento às deliberações da II Conferência Nacional do Idoso; o dever de  supervisionar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política do idoso, em cumprimento à Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

A conselheira do CFESS falou também sobre a autonomia do Conselho, que deve ser “imune  a influências político-partidárias e a relações de dependência, seja com o governo, seja com o setor privado”; sobre seu caráter público, democrático e deliberativo, onde os conselheiros devem ser legítimos defensores dos direitos da pessoa idosa; e sobre a articulação do Conselhos com os órgãos gestores, as entidades privadas, o Ministério Público e com outros conselhos de direitos, como estratégia  de defesa, atendimento e ampliação dos direitos do idoso.

Neile fez questão de ressaltar também a importância da capacitação contínua dos/as conselheiros/as “para melhor cumprimento de suas atribuições no exercício dessa relevante ação pública de controle democrático dos atos e decisões do Estado e da sociedade, nas ações dirigidas à população idosa”.

“Minha percepção, ao final da solenidade, é que houve um grande interesse dos/as participantes em aprofundar a discussão sobre o controle democrático, especialmente, sobre a importância da autonomia que deve guiar a atuação dos/as conselheiros/as que, ao final da posse, me procuraram para troca de ideias e aprofundamento dessas questões”, finalizou a conselheira do CFESS.

População idosa no Estado
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007, divulgados pela Agência Roraimense de Notícias, considerando a faixa etária de 60 a 70 anos ou mais, Roraima tem uma população idosa de cerca de 5% (em torno de 21 mil pessoas) e segue a tendência nacional de crescimento da população nesta faixa etária.


Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
[email protected]