Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 08 de Março de 2010.

CFESS Manifesta sobre os 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Veja as bandeiras de luta em defesa da vida das mulheres

Para comemorar o centenário do Dia Internacional da Mulher, reafirmar as bandeiras de autonomia, autodeterminação e liberdade para as mulheres e parabenizar as assistentes sociais de todo o Brasil, o CFESS lança neste 8 de março mais uma edição do CFESS Manifesta.

A data, que chega ao seu centenário, representa a força de inúmeras mulheres que, nos vários momentos da história da humanidade, resistiram ao capitalismo patriarcal e suas inúmeras expressões.

“Desconstruir as raízes do patriarcado constitui um desafio permanente para as mulheres, uma vez que ele se expressa e se naturaliza em expressões como ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’. Foi necessária a indignação e resistência coletiva dos movimentos feminista e de mulheres para denunciar as inúmeras violações cotidianas. A violência sexual e doméstica é a forma mais grotesca da naturalização do direito de propriedade dos homens sobre o nosso corpo e desejo. E por isso a conquista da autonomia, autodeterminação e liberdade são desafios permanentes para todas nós mulheres”, ressalta Marylucia Mesquita, conselheira da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS.

Além da abordagem política, o documento apresenta alguns dados que comprovam a desigualdade de gênero no Brasil, como por exemplo: no âmbito do trabalho, as mulheres com nível superior ganham, em média, 40% a menos que os homens com a mesma escolaridade; as mulheres são 43,8% da força de trabalho no Brasil (PNAD-2006), mas ocupam apenas 40% dos cargos de gerência no serviço público e 30% na iniciativa privada (TEM/RAIS-2007);

O CFESS Manifesta aponta também algumas bandeiras de luta para a vida das mulheres, como:

- Defesa integral do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3); 
- Garantia de condições igualitárias de oportunidade de trabalho;
- Direito à livre orientação e expressão sexual;
- Implementação da Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha);
- Fim da violência contra as mulheres com programas de prevenção e enfrentamento como criação e ampliação de casas-abrigos, centros de referência;
- Efetivação do SUS e implementação do PAISM – Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher;
- Descriminalização e Legalização do Aborto, com pleno atendimento pela rede de saúde pública.

Leia o CFESS Manifesta dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
[email protected]