Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 09 de Março de 2006.

CFESS participará da elaboração da proposta de reestruturação do Serviço Social na Previdência Social
CFESS participará da elaboração da proposta de reestruturação do Serviço Social na Previdência Social

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) decidiram, em reunião realizada no dia de 7 de março, em Brasília, criar um Grupo de Trabalho (GT) para reestruturar o Serviço Social no INSS. Além do CFESS e do Ministério da Previdência, o GT será composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O GT terá como objetivo apresentar uma proposta que contemple as novas exigências quanto aos serviços específicos que serão prestados pelo assistente social à população previdenciária, e àquela necessitada dos benefícios assistenciais, de modo a subsidiar a realização de concurso público para analista previdenciário com especialização em Serviço Social.

O grupo de trabalho irá discutir o papel do assistente social bem como definir suas atribuições, competências e funções no âmbito da Previdência Social, readequando a estrutura existente às demandas atuais.

Durante a reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Previdência, Dr. Carlos Eduardo Gabas e com o Presidente do INSS, Dr. Valdir Moysés Simão, a presidente do CFESS, Elisabete Borgianni, entregou àquelas autoridades, documento com reivindicações da categoria, sendo, entre elas, a necessidade de realização imediata de concurso público para preenchimento dos cargos de analistas previdenciários com formação em Serviço Social. “É urgente que a Previdência Social abra este concurso. Há uma carência e sabemos que o usuário está desatendido por estes profissionais”, lembrou a presidente do CFESS.

Participaram também da reunião no Ministério a conselheira do CFESS, Rosa Helena Stein, a Presidente do Conselho Regional de Serviço Social 9ª Região/SP, Eutália Guimarães Gazzoli, a Diretora da Faculdade de Serviço Social da PUC/SP, Maria do Socorro Reis Cabral.

Na elaboração do documento além das assistentes sociais citadas acima participou também a Conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região/DF Alda Cidade. O documento teve o referendo da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Asociación Latinoamericana de Escuelas e Investigación en Trabajo Social (ALAIETS).

Clique aqui para acessar a íntegra do documento entregue ao Ministro da Previdência Social.