Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 29 de Junho de 2009.

DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT
Manifestações pelo mundo. No Brasil, luta pela aprovação do PLC 122

Aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, cerca de 60 pessoas cantaram o Blues da Piedade (música de Cazuza), neste 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT. A letra, irônica e impiedosa para o contexto, diz: "Vamos pedir piedade pra essa gente careta e covarde."

 

O grupo pediu a aprovação do projeto de lei 122/2006, que prevê a criminalização das práticas de homofobia e que ainda está em tramitação no Senado.

 

A manifestação foi realizada no aniversário de 40 anos da Revolta de Stonewall, quando policiais entraram em confronto com homossexuais, lésbicas e travestis num bar de Nova York. O episódio foi ponto de partida para os movimentos de celebração do orgulho LGBT. Os eventos acontecem em diferentes cidades, principalmente entre os meses de junho e julho.

 

Em São Francisco, Nova York, Toronto, Londres, Paris, Madri, e mais recentemente também em Moscou, Bogotá, Buenos Aires e nas principais cidades do Brasil e do mundo ocidental, realizam-se concorridas Paradas do Orgulho LGBT.

 

No Rio de Janeiro será dia 11 de outubro. Em São Paulo aconteceu no dia 14 de junho e ficou marcada pela violência: houve agressões, bombas foram jogadas nas ruas e uma pessoa morreu. Há suspeitas de que os atos foram deliberadamente homofóbicos e premeditados.

 

Combate à Homofobia

No dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, o CFESS divulgou em seu site resultado de pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo que aponta dados revoltantes: quase metade da população brasileira (45%) assume ter preconceito e 25% se classificam como homofóbicos, aqueles que não toleram pessoas com outra orientação sexual, além da heterossexualidade.

 

Leia aqui a matéria completa

 

O CFESS defende a liberdade como valor ético central. E promove a defesa intransigente dos direitos humanos.

 

Participe da campanha pela aprovação do PLC 122/2006, articulada pelo site www.naohomofobia.com.br. Você pode contribuir telefonando para o Alô Senado (0800 61 22 11) e pedindo pela aprovação do projeto a todos os senadores.

 

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta - 2008-2011
Comissão de Comunicação
Bruno Costa e Silva - Assessor de Comunicação/CFESS

[email protected]