Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 10 de Dezembro de 2008.

Ética e bioética
Debate envolveu temas polêmicos como aborto e eutanásia

 

O debate sobre os dilemas do cotidiano de trabalho de assistentes sociais que envolvem ética e bioética, o Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde, além da participação do professor Maurílio de Matos – que enfatizou os princípios do PEP no exercício profissional - , também contou com a professora Maria Alexandra Mustafá, da UFPE, e Gysélle Tannous, da comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde.

 

Como a prática do exercício profissional leva assistentes sociais a enfrentarem temas polêmicos como o do aborto, é preciso que se discuta a questão ética antes de se tomar um posicionamento.

 

Ficou constatado que assistentes sociais não podem impedir de levar os próprios princípios à prática do cotidiano profissional. Mas que independente do profissional, usuários chegam para um atendimento que precisa ser feito, como o do acompanhamento do aborto.

 

Durante a discussão, alguns dos Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Saúde passaram por uma breve análise a partir da perspectiva ética.

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta - 2008-2011
Comissão de Comunicação
Bruno Costa e Silva - Assessor de Comunicação/CFESS
[email protected]