Free cookie consent management tool by TermsFeed
Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 17 de Abril de 2009.

CFESS DEFENDE APROVAÇÃO IMEDIATA DO PLC 30H
Conselheiras se reuniram com assessores de senadora

Em resposta ao convite da senadora Lúcia Vânia (PSDB), o CFESS, representado pelas conselheiras Ivanete Boschetti e Silvana Mara de Morais dos Santos e pela assessora especial Cristina Abreu, compareceu ao Senado no dia 16/04/2009, onde participou de reunião juntamente com a FENAS. A reunião foi coordenada pelos assessores da senadora, Sr. Heldo Mulatinho e Sr. Bruno Berg.

 

O CFESS reafirmou sua posição de defesa do PLC 152/2008, que institui jornada de trabalho de 30 horas para assistentes sociais sem redução de salário, considerando que este beneficiará mais de 60% da categoria, que hoje trabalham em regime de 40 horas ou mais em jornada semanal.

 

Questionada por um dos assessores sobre as razões de ter se manifestado contrária à aprovação do PLC somente no dia da votação (15/04/09), a FENAS apontou preocupação em relação aos 10% de assistentes sociais que conquistaram jornada inferior a 30h em acordos coletivos de trabalho em alguns Municípios e Estados. O CFESS, que acompanha a tramitação do PL desde a Câmara dos Deputados, em debates anteriores já fez essa discussão com os CRESS e a categoria, assegurando-se que a aprovação do PLC não trará prejuízo a estes profissionais, por se tratar de conquistas expressas em legislações municipal e estadual.

 

Outro aspecto apresentado pelo CFESS, após consulta realizada na câmara e no senado, é que qualquer alteração no PLC, implicará no seu retorno para apreciação e votação nas instâncias anteriores. Isto concretamente representa a perda histórica de aprovação de instrumento que beneficiará de imediato mais de 60% da categoria, remetendo a médio e longo prazo a possibilidade de aprovação do PLC.

 

Diante disso, o Conjunto CFESS/CRESS defende a reinserção deste PLC na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para sua apreciação e aprovação imediata, e conclama os/as assistentes sociais brasileiros/as a se mobilizarem pela sua aprovação, pois muitas são as forças contrárias à ampliação dos direitos sociais e trabalhistas.

 

Participe dessa luta! Envie email aos senadores (veja lista abaixo) solicitando a votação imediata do PLC 30h. Caso o projeto retorne para a Câmara dos Deputados, toda nossa luta retorna também ao ponto de partida. Nossa conquista está muito perto e nós não vamos perdê-la!

 

Na mensagem aos parlamentares, sugerimos o seguinte texto:

 

"Ilustre Senador/a,

 Pedimos a (re)inclusão imediata do PLC 152/2008 na pauta da CAS e contamos com seu apoio e voto para aprovação imediata sem alteração, pois o mesmo beneficiará aproximadamente 50.000 assistentes sociais que trabalham em regime de 40 (ou mais) horas semanais."

 

Acompanhe pelo site do CFESS todas as notícias sobre o PLC 30h.

 

Conselho Federal de Serviço Social

Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta - 2008-2011

 

Veja abaixo os endereços eletrônicos dos senadores da CAS 

Flávio Arns - [email protected]

 

Augusto Botelho -  [email protected]

 

Paulo Paim -  [email protected]

 

Marcelo Crivella - [email protected]

 

Expedito Júnior - [email protected]

 

Roberto Cavalcanti - [email protected]

 

Renato Casagrande - [email protected]

 

Gilvam Borges - [email protected]

 

Paulo Duque - [email protected]

 

Garibaldi Alves Filho - [email protected]

 

Mão Santa - [email protected]

 

Aldemir Santana - [email protected]

 

Rosalba Ciarlini - [email protected]

 

Efraim Morais - [email protected]

 

Raimundo Colombo -  [email protected]

 

Lúcia Vânia - [email protected]

 

Eduardo Azeredo - [email protected]

 

Papaléo Paes - [email protected]

 

Mozarildo Cavalcanti - [email protected]

João Durval - [email protected]